Cena do filme Corpo Fechado

Hoje em dia, a cultura nerd ganhou o status de mainstream. Antes de os cinemas serem fechados, as salas eram lotadas com adaptações de histórias em quadrinhos e novos capítulos da saga Star Wars.

E a realidade não será diferente quando as salas reabrirem.

Projeções atuais mostram que os cinemas serão reservados para filmes grandiosos (como filmes de super-heróis), enquanto filmes menores chegarão direto no streaming.

Ou seja, ao que tudo indica a cultura nerd ficará cada vez mais forte. E o fã dessa cultura (aquele que contribui para o sucesso desses filmes) continuará sendo referenciado e reverenciado.

Mas nem sempre foi assim. Durante muito tempo, o nerd foi relegado a um papel coadjuvante e estereotipado, normalmente sendo mostrado como aquele que apanha do bully da escola. Agora, isso mudou.

Com o sucesso de filmes de super-heróis e de seriados como The Big Bang Theory, a cultura nerd atingiu um novo patamar.

Mas antes de produções da Marvel dominarem os cinemas e o Sheldon dominar a TV, houveram outros esforços que se preocuparam em apresentar uma representação mais positiva da cultura nerd.

Diferente de filmes como A Vingança dos Nerds, que também reforçavam os estereótipos relacionados a esta cultura, obras como O Balconista, de Kevin Smith, foram no caminho contrário.

O filme de Kevin Smith representa um esforço em inserir esta discussão para além da barreira do estereótipo. O Balconista foi importante nesse movimento de mudança, mas não seu esforço não foi único.

E foi pensando nisso que eu separei uma lista com alguns dos filmes que, na minha opinião, lideraram esse movimento ressignificação da cultura nerd, em uma época em que esta não era a abordagem mais comum.

Confira então o episódio especial do Podcast 7 Marte sobre a representação da cultura nerd no cinema.

Você pode escutar o programa clicando no player abaixo. Também estamos disponíveis no SpotifyDeezerBreakerGoogle PodcastsRadioPublicPocket CastsOvercastApple Podcast e Player FM.

E não se esqueça de acompanhar a gente no Twitter, no Facebook e no Instagram. Dúvidas, críticas e sugestões podem ser enviadas para o email: contato@7marte.com

Share: