10 ótimas comédias de terror

Uma das misturas de gêneros que eu mais gosto é entre comédia e terror. E foi pensando nisso que eu preparei essa lista com 10 ótimas comédias de terror.

A lista tem um pouco de tudo. Tem filme de terror com toques de humor, e tem filme de comédia com toques de terror. Ou seja, tem filmes para todos os gostos.

Confira a lista abaixo.

E, caso esteja interessado em algum filme em específico, clique no título na tabela de conteúdos a seguir.

O importante é que você se divirta (e se assuste) com a nossa lista de 10 ótimas comédias de terror!

Tucker e Dale Contra o Mal (Tucker & Dale vs. Evil, 2010)

Cena do filme Tucker e Dale Contra o Mal

Tucker e Dale Contra o Mal é um dos filmes mais engraçados que eu já assisti. O filme acompanha os dois personagens-título, interpretados por Tyler Labine e Alan Tudyk, dois caipiras que compram uma cabana isolada e caindo aos pedaços, com o intuito de reformá-la e transformá-la em um local de descanso para eles.

Porém, o caminho dos dois acaba se cruzando com um grupo de estudantes que estão acampando num local ali perto. O problema é que esse grupo de estudante pensa que os dois são assassinos, e começam a se defender, mas acabam se matando no processo. E as cenas deles tentando se defender são simplesmente hilárias.

Dirigido por Eli Craig, Tucker e Dale Contra o Mal é uma obra metalinguística que reconhece e subverte um dos clichês mais explorados no gênero de terror: a vilanização da figura do caipira norte-americano (também conhecido como red neck). É um filme sensacional, que me fez chorar de tanto rir.

Anna e o Apocalipse (Anna and the Apocalypse, 2017)

Cena do filme Anna e o Apocalipse

Anna e o Apocalipse (2017) é uma comédia musical de zumbis dirigida por John McPhail . O filme acompanha Anna (Ella Hunt), uma adolescente que vive em uma pequena cidade da Escócia e que, junto com seus amigos, precisa sobreviver a um apocalipse zumbi na véspera do Natal.

E eu sei que a palavra “musical” pode afastar muita gente, mas acredite que este é um filme que merece ser visto. As músicas são ótimas, as coreografias são bem executadas e tanto o humor quanto o terror funcionam muito bem. Isso sem falar que a protagonista Ella Hunt esbanja carisma.

Então, mesmo se você não goste de musicais (ou até mesmo de filmes de zumbis), Anna e o Apocalipse é uma boa indicação, porque o equilíbrio entre os diferentes gêneros torna a obra atrativa para os fãs, ao mesmo tempo que não é uma experiência enfadonha para quem não gosta desse tipo de produção.

Muito Além do Ordinário (Extra Ordinary, 2019)

Cena do filme Muito Além do Ordinário (Extra Ordinary, 2019)

Muito Além do Ordinário é um filme irlandês dirigido por Mike Ahern e Enda Loughman que conta a história de Rose (Maeve Higgins), uma ex-paranormal que agora vive uma vida solitária trabalhando como instrutora de direção em uma pequena cidade irlandesa.

Porém, ela é forçada a sair da aposentadoria quando um homem procura seus serviços para ajudar a salvar sua filha, antes de ela ser sacrificada em um ritual satânico. Rose concorda em ajudar, mas para isso precisa enfrentar seus próprios demônios internos.

Uma das maiores qualidades de Muito Além do Ordinário é o fato de o filme conseguir equilibrar bem os momentos de terror e de comédia. Ele vai a fundo no terror, ao mesmo tempo que apresenta um estilo de humor bastante característico.

Além disso, a obra ainda conta com uma participação hilária do comediante Will Forte.

Caso você tenha interesse em conhecer melhor o filme, assista abaixo ao vídeo que eu fiz.

Fome Animal (Dead Alive, 1992)

Cena da comédia de terror Fome Animal

Quem só conhece o cinema de Peter Jackson após O Senhor dos Anéis vai ter uma surpresa com esse filme aqui. Bizarrice sem tamanho, Fome Animal é um terror neozelandês com altas doses de violência e nonsense.

O filme conta a história de Lionel, um jovem tímido que vive com sua mãe superprotetora em uma pequena cidade da Nova Zelândia. Quando sua mãe é mordida por um macaco-rato e se transforma em um zumbi, Lionel precisa enfrentar uma horda de mortos-vivos famintos por carne humana.

Assim como é comum no cinema de Peter Jackson, aqui a câmera está em constante movimento. O cineasta é inventivo na maneira como conduz a sua narrativa e cria situações bizarras (como aquela em que o protagonista leva uma criança zumbi para o parque).

Há também um exagero no uso da violência que chega a se tornar cômico – como numa sequência envolvendo um cortador de grama.

Popcorn – O Pesadelo Está De Volta (Popcorn, 1991) 

Cena do filme Popcorn

Popcorn – O Pesadelo Está De Volta acompanha uma jovem estudante de cinema que é atormentada por pesadelos recorrentes. Ela e sua turma resolvem montar um festival de cinema de terror, usando adereços para tornar a experiência mais imersiva.

Durante a organização do festival, eles encontram um filme experimental considerado perdido, realizado por um infame cineasta alternativo. A lenda em torno desse filme envolve um assassinato e um incêndio que destruiu o cinema onde foi exibido, mas o corpo do tal cineasta nunca foi encontrado.

E não demora muito para que a protagonista comece a suspeitar que algo estranho está assombrando o festival.

Curiosamente, o filme passou por algumas mudanças durante a sua produção. O diretor original, Alan Ormsby, foi substituído por Mark Herrier. E a protagonista Amy O’Neill foi substituída por Jill Schoelen.

Além de ser um filme extremamente divertido, Popcorn – O Pesadelo Está De Volta remete a uma época em que se usava adereços para ampliar a sensação de medo nas salas de cinema. É uma ótima comédia de terror da década de 1990.

Salve-se Quem Puder! (Save Yourselves!, 2020)

Pôster da comédia de terror Salve-se Quem Puder!

Salve-se Quem Puder! é um filme que mistura comédia, terror e ficção científica para falar sobre a nossa dependência tecnológica – mais especificamente, a nossa dependência da internet.

O filme é dirigido por Alex Huston Fischer e Eleanor Wilson, e conta a história de Jack e Su, interpretados por John Reynolds e Sunita Mani. Os dois são viciados em redes sociais, mas decidem passar uma semana isolados em uma cabana na floresta para desconectar do mundo.

O problema é que, nesse meio tempo, o mundo começa a ser invadido por alienígenas, e eles não percebem o que está acontecendo porque estão desconectados da internet.

Com isso, Salve-se Quem Puder! trabalha muito bem o conceito de F.O.M.O, ou Fear of Missing Out (medo de ficar de fora), que é a ideia de que você precisa ficar conectado o tempo todo ou vai acabar perdendo algum coisa importante – como uma invasão alienígena.

Confira abaixo o vídeo que eu fiz falando mais sobre esse filme.

Mutilados (Severance, 2006)

Cena do filme Severance

Atenção, não confunda esse filme aqui com a série recente da Apple TV+. Apesar de terem o mesmo nome em inglês, “Severance”, e de também tratarem de relações entre colegas de trabalho, o tom das duas obras é bastante distinto.

O filme Severance (2006), lançado aqui no Brasil com o título de Mutilados, é dirigido por Christopher Smith, mesmo diretor do ótimo Triângulo do Medo, e tem no elenco nomes como Danny Dyer (da série EastEnders), Laura Harris (The Privileged) e Tim McInnerny (Um Lugar Chamado Notting Hill).

A trama acompanha um grupo de funcionários de uma empresa armamentista que vão para um retiro de fim de semana em uma floresta remota, mas acabam sendo atacados por um grupo de assassinos.

O diretor Christopher Smith explora bem a mistura de gêneros, criando sequências genuinamente assustadoras e hilárias. E, como é comum no humor inglês, os personagens parecem se orgulhar de serem odiosos e não fazem qualquer tentativa de causar empatia no público – o que serve para tornar a situação ainda mais engraçada.

A Mão Assassina (Idle Hands, 1999)

Cena do filme A Mão Assassina - ótima comédia de terror

Esse é um filme que fez parte da minha juventude. Sinceramente, não sei quantas vezes que o assisti, mas lembro de que sempre me divertia.

Dirigido por Rodman Flender, A Mão Assassina conta a história de Anton, um jovem preguiçoso que acaba possuído por uma mão demoníaca depois de matar seus pais acidentalmente. E uma vez que sua mão possuída está cometendo assassinatos por conta própria, Anton precisa encontrar uma maneira de se livrar da maldição antes que seja tarde demais.

Com um elenco formado por Devon Sawa (Premonição), Seth Green (Uma Saída de Mestre), Jessica Alba (Sin City), Elden Henson (Demolidor) e Vivica A. Fox (Independence Day), A Mão Assassina é um filme exagerado, violento e muito divertido. E merece ser (re)descoberto.

Deadstream (2022)

Cena do filme Deadstream - comédia de terror

Esse aqui é, com certeza, um dos filmes mais divertidos que eu já vi. E isso não é exagero. Se você ainda não conhece Deadstream, faça um favor a si mesmo e corrija esse erro agora mesmo.

Escrito e dirigido por Joseph Winter e Vanessa Winter, o filme conta a história de um YouTuber (interpretado pelo próprio Joseph Winter) que recentemente foi cancelado e agora está planejando o seu retorno. E ele quer retornar em grande estilo, realizando um desafio bizarro e potencialmente perigoso.

O desafio consiste em ele passar uma noite em uma casa mal-assombrada fazendo uma live naquele local. E se alguma coisa estranha acontecer enquanto ele está lá dentro, ele tem a obrigação de investigar, correndo o risco de perder o patrocínio caso não faça.

E é claro que muitas coisas estranhas acontecem.

Eu não vou entrar em mais detalhes porque acho que esse é um filme que merece ser descoberto. Mas, se você ficou curioso e quer saber mais sobre Deadstream, assista ao vídeo que eu fiz sobre o filme.

No vídeo, eu detalho um pouco mais da história e dos elementos que mais me agradaram no filme. Confira!

As Garotas da Tragédia (Tragedy Girls, 2017)

Cena do filme Tragedy Girls - exemplo de comédia de terror

Dirigido por Tyler MacIntyre, As Garotas da Tragédia (Tragedy Girls, (2017) acompanha das amigas (intepretadas por Alexandra Shipp e Brianna Hildebrand) obcecadas por mortes e por crimes reais.

As duas usam seu programa online sobre tragédias reais para deixar sua pequena cidade em frenesi, ao mesmo tempo em que buscam consolidar seu legado como lendas modernas do horror. E elas decidem fazer de tudo para atingir esse objetivo, até mesmo sequestrar um verdadeiro serial killer.

As Garotas da Tragédia é uma paródia do subgênero slasher que inclui um comentário bastante ácido a respeito da sociedade contemporânea. Mas fica aqui um aviso. Apesar da pegada mais leve e divertida do início, esse filme se torna extremamente sombrio no terceiro ato.

Conclusão

Bom, por hoje é isso então. Espero que tenha gostado da lista.

E se você se interessa por comédias de terror, talvez goste dessa matéria especial que eu fiz sobre o filme Ready or Not.

Aproveito também para convidar você a acompanhar o 7 marte no Youtube. Eu estou toda semana por lá dando dicas de filmes de terror.