Emilio D’Alessandro, que foi assistente pessoal do cultuado cineasta Stanley Kubrick durante 30 anos, tentou convencer o diretor a não contratar o ator Jack Nicholson para o papel principal do terror O Iluminado (1980). A informação é do site Bloody-Disgusting.
D’Alessandro relatou o ocorrido na sua biografia, intitulada “Stanley Kubrick and Me: Thirty Years at His Side” (Stanley Kubrick e Eu: Trinta anos ao seu lado). O fato aconteceu quando Kubrick estava se reunindo com Nicholson para discutir o papel. D’Alessandro também estava presente. Quando Nicholson saiu, Kubrick perguntou-lhe o que ele achava do ator. D’Alessandro, meio sem graça, expressou a sua opinião, e ainda fez uma sugestão um tanto estranha.
“Bem, eu não sei. Ele não é meio… Não seria melhor se você olhasse aquele outro ator, aquele que eu gostei? Aquele que faz aqueles filmes policiais… o Charles Bronson!”, disse D’Alessandro.
Quando questionado a respeito da indicação de Bronson, D’Alessandro afirmou: “Porque eu gosto dos papeis que ele interpreta. Ele bom, não é?”. Kubrick prontamente respondeu: “Eles não são o tipo de papel que eu preciso”. Depois disso, Kubrick explicou o motivo da sua escolha por Nicholson.
“Você vai ver, tudo a respeito de Jack é perfeito para esse papel: sua expressão, até mesmo a maneira de ele andar. Ele não precisa de nada a mais para interpretar esse papel. Tudo já está dentro dele”, afirmou o diretor.
E como era de se esperar, a escolha foi mais do que acertada. E Kubrick conseguiu extrair de Nicholson tudo isso que ele disse que já estava dentro dele, algo que pode ser visto na famosa cena da escadaria. Confira abaixo.