SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO

Quando o longa Scott Pilgrim contra o Mundo foi finalmente lançado comercialmente, gerou um alardeado de críticas positivas em relação à sua linguagem inovadora e visual arrebatador. Porém, quando o assisti fui obrigado a discordar da maioria das críticas que lia e ouvia a respeito do mesmo. Não é que eu não tenha gostado do filme (gostei muito), mas é porque na ocasião, eu já havia lido o primeiro exemplar da HQ que deu origem à película dirigida por Edgar Wright e estrelada por Michael Cera.

Tendo esse conhecimento prévio, pude perceber que Wright não havia sido criativo ao “criar” uma linguagem, mas sim em apropriar-se de algo que já havia sido feito, transpondo-a de maneira dinâmica e funcional para outro formato. Os cortes rápidos, a mistura de quadrinhos com vídeo-game, o fato de ignorar todas as leis da lógica e da física, a mistura com fantasia e as diversas cenas de luta estreladas por um garoto franzino, tudo isso (e muito mais) eu já tinha visto. Sendo assim, o mais interessante na apreciação do filme, para mim, foi ver como o diretor havia utilizado aquela linguagem no cinema; em que pontos que a história destoava da original; aonde mantinha-se fiel; entre outros.

O problema é que, naquela ocasião, eu só havia lido o primeiro dos três exemplares que compõem as aventuras de Scott Pilgrim. Agora, depois de muita espera, finalmente terminei o volume três e o que posso dizer é que é, simplesmente, excelente! Muito mais completa do que a versão para o cinema, a HQ tem mais espaço para desenvolver melhor os personagens – como a jovem Kim, que aqui não é apenas um alívio cômico, e o gêmeos Katayanagi, que aqui tem bem mais tempo em cena –, o quadrinho ainda tem muitos elementos diferentes da sua versão em celulóide (o clímax é totalmente inédito), o que torna a experiência agradável também para quem já assistiu o longa.

Na trama, o canadense Scott Pilgrim apaixona-se pela misteriosa americana Ramona Flowers. Porém, para que os dois possam ficar juntos, ele antes precisa derrotar os 7 Ex-Namorados do Mal dela. Escrita e desenhada por Bryan Lee O’Malley, Scott Pilgrim contra o Mundo é uma ótima e divertida dica de leitura. A graffic novel foi lançada aqui no Brasil pela editora Cia das Letras, através do selo Quadrinhos na Cia, e pode ser encontrada em qualquer livraria. Aproveite.

Assista abaixo o trailer do filme.

Acompanhe-nos também no facebook e no twitter.