Crítica | Selfie para o Inferno

Curta viral de terror se perde na sua transposição para longa-metragem 

Crítica | Selfie para o Inferno
Com a evolução da tecnologia e o barateamento dos custos para a realização, a produção de curtas-metragens de terror se proliferou nos últimos anos. Uma busca rápida na internet mostra a enorme quantidade de pequenos filmes feitos apenas com o intuito de pregar um susto no espectador. De vez em quando, algum desses curtas se destaca, atingindo um grande número de visualizações e de compartilhamentos. Quando isso acontece, é normal que algum estúdio ou executivo enxergue ali a possibilidade de gerar lucro, ignorando o fato de que talvez aqueles vídeos tenham funcionado justamente pela sua curta duração.
Foi o que aconteceu com os curtas Mamá, de Andy Muschietti, e Lights Out, de David F. Sandberg, que geraram os longas Mama e Quando as Luzes se Apagam. E apesar de estes títulos terem apresentado alguns problemas ao serem transpostos para a longa duração, ao menos eles apontavam que, por trás das câmeras, havia um talento em potencial (Muschietti depois dirigiu It: A Coisa e Sandberg fez Annabelle 2: A Criação do Mal). O recente Selfie Para o Inferno, dirigido por Erdal Ceylan, não faz nem isso. Não apenas o curta que o originou é ruim (conforme pode ser conferido abaixo), mas todos os problemas já vistos na pequena obra são exponenciados aqui, criando um longa-metragem extremamente problemático, mal feito e nada assustador.
Crítica | Selfie para o Inferno
Escrito pelo próprio Ceylan, o roteiro acompanha Hannah (Alyson Walker), uma jovem que recebe a visita da sua prima, a youtuber Julia (Meelah Adams). Hannah percebe que Julia está agindo de maneira estranha – por ter se recusado a tirar uma selfie com ela no carro – mas prefere não falar nada. Já em casa, e sem nenhum motivo aparente, Julia vence o seu medo de tirar uma selfie, mas quando o faz, percebe-se uma sombra atrás dela na foto. Essa sombra se aproxima a cada nova foto, o que não impede Julia de continuar tirando fotos de si mesma, culminando no momento em que ela é atacada. Depois do ataque, ela fica num estado de coma – mas não é levada para um hospital. Hannah, por sua vez, passa a receber estranhas mensagens no seu celular e começa a ser ameaçada pela mesma entidade que feriu a sua prima.
Ceylan parece preso a estrutura do curta-metragem, apressando-se para introduzir logo uma situação de perigo e sacrificando o desenvolvimento dos personagens. Desta forma, o relacionamento daquelas pessoas nunca soa verdadeira, em parte pela inexpressividade dos atores e em parte porque o roteiro tenta estabelecer essa relação por meio de diálogos expositivos e cenas que servem apenas como um respiro entre as sequencias de terror – que não conseguem causar um susto sequer. Assim, o diretor pula de um momento supostamente assustador para outro, esforçando-se para criar tensão, mas sem nunca atingir esse objetivo. Tais tentativas, porém, causam um sério problema de ritmo na narrativa.
Crítica | Selfie para o Inferno
Além de cometer erros básicos de continuidade, como ao mostrar um POV da câmera do celular filmando na horizontal, sendo que a personagem está segurando o aparelho na vertical, o realizador também parece atirar para todos os lados, apresentando diversas teorias e possibilidades a respeito dos perigos que cercam a protagonista. E por mais que ele tente esclarecer tudo no final, a sua explicação – que ainda deixa muitas pontas soltas – serve apenas como uma desculpa pouco convincente para justificar os motivos que levam aquelas pessoas a passarem o filme inteiro se colocando em situações de perigo, em vez de buscarem a segurança. Ao final dos seus longos e arrastados 71 minutos de duração, Selfie para o Inferno se mostra tão esquecível quanto um stories do Instagram dois dias depois de ser postado.
Crítica | Selfie para o Inferno
Crítica | Selfie para o InfernoFICHA TÉCNICA:
Título original: Selfie from Hell
Gênero: Terror
País: Canadá
Duração: 73 min.
Ano: 2018
Direção: Erdal Ceylan
Roteiro: Erdal Ceylan
Elenco: Alyson Walker, Tony Giroux, Meelah Adams, Ian Butcher, Tyler A.H. Smith, Shaun Morse, Matthew Graham, Stephanie Gooden.

Assista ao curta que deu origem a Selfie para o Inferno: