Cinema em Casa | Five Came Back

Iniciando a nossa nova coluna, nomeada Cinema em Casa (que, na verdade, é uma repaginação da coluna Dicas da Netflix, que agora visa abordar também outras plataformas de streaming), gostaria de falar um pouco sobre um documentário produzido e lançado no formato de minissérie pela Netflix. Trata-se de Five Came Back, que narra a participação de cinco dos maiores cineastas do cinema hollywoodiano na 2ª Guerra Mundial.

Ao longo das suas três horas de duração – divididas em três episódios de uma hora – o documentário tem o intuito de mostrar como o governo dos Estados Unidos usou o cinema para retratar a 2ª Guerra Mundial, seja por meio de filmes institucionais, notícias do front de batalha e até com animações para distrair as tropas. O foco, nesse caso, é a trajetória dos cineastas John Ford (de Rastros do Ódio), William Wyler (Ben-Hur), John Huston (Relíquia Macabra), Frank Capra (A Felicidade Não se Compra) e George Stevens (Assim Caminha a Humanidade), que foram e – como o título sugere – voltaram da guerra.
Com a ascensão de Hitler na Alemanha e a entrada dos EUA na guerra, esses cineastas foram chamados para realizar trabalhos audiovisuais para o exército. Foram produzidos documentários (como a série Wy We Fight) e algumas batalhas foram até mesmo encenadas com excepcional realismo. As imagens que eles captaram são mostradas ao longo do documentário e para mim o mais interessante é ver como esses cineastas utilizaram de uma visão cinematográfica para filmar os eventos da guerra.

Imagens coloridas (as primeiras que eu vi da 2ª Guerra Mundial, até então formada por filmagens em preto e branco na minha cabeça), tomadas áreas de bombardeios, pessoas morrendo na frente das câmeras e, o mais contundente, imagens de campos de concentração, tudo isso é mostrado através de uma lente cinematográfica, tornando algumas das cenas ao mesmo tempo belas (cinematograficamente falando) e extremamente contundentes.

Como todos os cinco cineastas já morreram, o documentário traz entrevistas com cinco diretores contemporâneos, que falam sobre os trabalhos daqueles que os influenciaram. São eles: Steven Spielberg (de Ponte de Espiões), Francis Ford Coppola (Apocalipse Now), Guillermo del Toro (A Colina Escarlate), Paul Greengrass (Jason Bourne) e Lawrence Kasdan (O Reencontro). Existe sim um pouco de exagero nas comparações que eles fazem a respeito dos trabalhos dos realizadores clássicos, mas o impacto das imagens compensa qualquer tropeço narrativo. Todos os episódios são escritos por Mark Harris, com base no seu livro, dirigidos por Laurent Bouzereau e narrados por Meryl Streep (Caminhos da Floresta).


Five Came Back pode ser visto aqui. Confira abaixo o trailer do documentário.