The Birth of a Nation | Drama sobre escravidão premiado em Sandance ganha seu primeiro trailer

A Fox Searchlight divulgou o primeiro trailer de The Birth of a Nation, elogiadíssimo drama sobre escravidão premiado no Festival de Sundance. E é incrível! Confira abaixo.
Escrito, dirigido e estrelado por Nate Parker (Nos Bastidores da Fama), o filme conta a história de um ex-escravo que lidera um movimento de abolição em 1831 para libertar os afro-americanos em Virgina que resulta em uma violenta retaliação dos brancos. O elenco ainda conta com Armie Hammer (O Agente da U.N.C.L.E.), Jackie Earle Haley (A Hora do Pesadelo), Gabrielle Union (Bad Boys II), Mark Boone Junior (Batman Begins), Penelope Ann Miller (série American Crime) e Aunjanue Ellis (James Brown).
O título do longa é uma referência a um dos maiores clássicos da história do cinema, O Nascimento de uma Nação (1915), dirigido por D.W. Griffith, pioneiro na arte cinematográfica e considerado por muitos como o grande inventor da linguagem cinematográfica – antes dele, os filmes eram muito mais “teatrais”, contados por um único ponto de vista.
Apesar de seminal para a história do cinema, obra de Griffith é claramente – e reconhecidamente – racista. O seu filme mostra a Guerra Civil Americana por uma lente em que os negros são os vilões e os membros da Ku Klux Klan são os mocinhos – algo que pode ser notado no cartaz original, aqui ao lado.
Dizem que o próprio Griffith tentou se redimir um ano depois, fazendo o épico Intolerância (1916), que narra quatro histórias distintas, em quatro tempos distintos (outra revolução narrativa para a época), todas focadas no tema da intolerância.
O que parece que Parker quer fazer aqui é referenciar a história do cinema através do título do seu filme, porém com uma abordagem mais realista em relação aos eventos. E, nesse caso, é justificável que ele tenha se recusado a vendar o filme para a Netflix, tendo, em vez disso, escolhido vendê-lo para a Fox por um preço menor. Afinal, sendo uma obra que referencia o cinema, tal filme precisa ser visto no cinema.
The Birth of a Nation chega aos cinemas americanos em 7 de outubro e só em 26 de janeiro no Brasil.



VEJA TAMBÉM O NOSSO POST SOBRE ARQUITETURA NO CINEMA.