Paul Thomas Anderson vai escrever adaptação de Pinóquio estrelada por Robert Downey Jr.

O cultuado cineasta Paul Thomas Anderson (de Magnólia, Sangue Negro e O Mestre) vai escrever o roteiro de uma nova adaptação da história clássica de Pinóquio, que será estrelada por Robert Downey Jr. (Vingadores: Era de Ultron). A informação é do site The Hollywood Reporter.

O projeto já está em desenvolvimento há cinco anos, e já passou por roteiristas como Bryan Fuller (criador da série Hannibal), Jane Goldman (Kingsman: Serviço Secreto) e Michael Mitnick (O Doador de Memórias). O diretor Tim Burton (Frankenweenie) e o ator Ben Stiller (A Vida Secreta de Walter Mitty) chegaram a se envolver com o projeto em certo momento, mas acabaram abandonando-o.

A ideia inicial do filme era mostrar o personagem Gepeto (Downey Jr.) em busca do seu boneco desaparecido. Não se sabe se essa sinopse vai se manter na versão de Anderson, que também negociação para dirigir o longa – o que caracteriza uma mudança de rumo bastante drástica na sua carreira.

O personagem-título surgiu no livro infantil As Aventuras de Pinóquio, escrito por Carlo Collodi em 1883. Ele já foi adaptado para o cinema no formato de uma animação clássica da Disney em 1940. Além desse novo filme, Pinóquio ainda pode ganhar uma versão em stop-motion produzida por Guillermo Del Toro (Círculo de Fogo) e outra em live-action, escrita por Peter Hedges (A Estranha Vida de Timothy Green).

Todos esses projetos ainda estão em seus estágios iniciais de produção, e não têm cronograma de filmagem e nem data de estreia definidos.