Cenas Clássicas | Watchmen

Abertura do filme é recheada de referências.





A conturbada adaptação da elogiada grafic novel Watchmen, escrita por Alan Moore e desenhada por Dave Gibbons, passou por diversos roteiristas e diretores que sempre enfrentaram o mesmo problema: como inserir todo o conteúdo contido no na HQ (que incluía trechos do livro escrito por um dos personagens, notícias de jornal, entre outros) em um único filme?


A saída escolhida pelos roteiristas David Hayter e Alex Tse e pelo diretor Zach Snyder foi inserir muitas dessas referências na abertura do filme. Sendo assim, a cena inicial apresenta diversas informações que, no quadrinho, ocupam muito mais espaço. Fãs do material original podem não gostar dessa decisão de “enxugar” a história e praticamente excluir a participação dos Minutemen no filme, mas (particularmente) gostei dessa decisão.


Ainda que as informações contidas nessa cena sejam mais visíveis para quem já conhece o quadrinho, e podem não fazer muito sentido para os não iniciados no universo de Watchmen, o cuidado estético de Snyder e a quantidade de referências e alterações históricas sugeridas no filme (como a famosa foto do marinheiro beijando a enfermeira durante o desfile) e na música de Bob Dylan fazem dessa cena uma merecida inclusão dessa sequencia na coluna das Cenas Clássicas.


Confira a cena abaixo e deixe a sua opinião.


P.s: O blog Ecos Imprevistos fez uma interessante análise das diversas referências históricas contidas na cena em questão. Confiram aqui.