OS GOONIES (The Goonies) – Estados Unidos – 1985
Direção: Richard Donner
Roteiro: Steven Spielberg com colaboração de Chris Columbus
Produção: Steven Spielberg, Richard Donner, Harvey Bernhard, Kathleen Kennedy e Frank Marshall.
Elenco: Sean Astin – Mikey Walsh, Josh Brolin Brand Walsh, Jeff Cohen – Lawrence ‘Chunk’ Cohen (Gordo), Corey Feldman – Clark ‘Mouth’ Devereaux (Bocão), Kerri Green – Andy Carmichael, Martha Plimpton – Stef Steinbrenner, Jonathan’ Ke Huy Quan – Richard ‘Data’ Wang (Dado), John Matuszak – Lotney ‘Sloth’ Fratelli, Robert Davi – Jake Fratelli, Joe Pantoliano – Francis Fratelli, Anne Ramsey – Mama Fratelli
O que falar deste filme? As pessoas da minha geração, provavelmente irão suspirar e lembrar daqueles velhos tempos de cinema de calçada dos anos oitenta. Os mais jovens, provavelmente, nem ouviram falar ainda desse filme. Eu tive o prazer de assistir a primeira vez ele no cinema (e de calçada), e para mim foi um momento especial, pois naquele dia assisti as aventuras de uma turma de garotos (da minha idade) onde os mesmos realizavam todas as fantasias dos jovens daquela época, pois vivíamos numa época sem internet e computadores, logo nossas fantasias eram, piratas, tesouros e o heroísmo inocente que toda criança ostentava. Uma época onde tudo era azul e ao mesmo tempo vazia, para uma geração que sofria ainda a ressaca cultural dos anos setenta. O diretor de toda essa aventura era ninguém menos que Richard Donner, esse que já havia mostrado seu talento em Superman – o Filme (1978), e posteriormente criaria os filmes Conta Comigo e Radiofly, dando a entender ter grande talento e ser um exímio conhecedor da juventude dos anos oitenta, ou seja, fazer filmes clássicos para a garotada.
Em Os Goonies, Donner conta a estória de cinco jovens que vivem num pacato lugarejo, onde o tédio predomina e a chance de aventuras emocionantes são praticamente nulas. Até que num belo dia, um deles encontra um suposto mapa do tesouro do lendário pirata Willie Caolho, e decidem sair a procura deste. Em busca do tesouro enfrentam incríveis passagens subterrâneas, traiçoeiras armadilhas, alem disso os garotos correm para ficar um passo a frente de uma família de caras maus, os incansáveis Fratellis, e um amável monstro, Slot quem não lembra dele comendo os chocolates dados pelo gordo, hein? Cena antagônica.

Com seus personagens caricatos cujo, os estereótipos são latentes, como: o nerd japonês, o gordinho babaca, o garoto normal, as garotas legais, todos envoltos nessa aventura, cada um com seu lugar garantido. No elenco temos até o jovem talento teen dos anos oitenta, Corey Fieldman. Enfim, um filme repleto de muita energia e emoção, tudo colocado de forma muito bem conduzida. As partes cômicas, os sustos, a ação, tudo na medida certa, com um ótimo roteiro de Chris Columbus, com a participação de Steven Spielberg, que também assinou a produção do Longa. O resultado de tudo isso é uma deliciosa aventuraque com certeza paira na mente dos jovens senhores da minha geração. O filme ainda conta com a participação de Cyndi Lauper, cantando a música-tema do filme “The Goonies ‘R’ Good Enough” um grande hit da época. Para quem nunca assistiu, Assista! Para quem já assistiu, bons filmes devem sempre serem revistos. Fica aqui a dica, peguem seus filhos, corram pra frente da TV e assistam a esse que foi um marco na vida de muitos jovens de uma época. Os Goonies. Não morra sem vê-lo!
ASSISTA AO TRAILER DO FILME